O Que Rola Por Dentro Da Sua Carretilha?
Lucas DeGois, March 14th, 2013
MUITAS VEZES DURANTE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UMA CARRETILHA NOVA, FICAMOS EM DÚVIDA SOBRE QUAL ESCOLHER. No entanto já percebi que muitos pescadores, na falta de um parâmetro, levam em consideração apenas o número de rolamentos durante o processo de escolha. Prova disso é que já ouvi frases do tipo: “vou comprar uma carretilha de 11 rolamentos!”. Agora eu pergunto: será que uma outra carretilha que tivesse menos rolamentos seria pior? Vamos tentar desmisti car algumas coisas e mostrar alguns tipos de rolamentos hoje existentes no mercado e como substituir os rolamentos da sua carretilha.
A primeira coisa que o pescador deve ter em mente ao buscar um novo equipamento é a nalidade para a qual o mesmo se destina. Que tipo de peixe pretende pescar, se precisa de muita ou pouca linha, se vai pescar em água doce ou salgada, etc. Com essas informações o pescador deve procurar referências no mercado e para isso os Fóruns de pesca são um bom começo.
A denição do tipo de peixe e porte que será pescado é fundamental para a escolha do “tamanho” da carretilha, capacidade de linha e principalmente de “frenagem” do carretel “Drag”. Em um segundo momento o pescador deve atentar se vai utilizar o equipamento em água doce, salgada ou em ambas. Isso porque a água salgada acelera o processo de corrosão e neste caso carretilhas com corpo em alumínio são mais indicadas. Não que uma carretilha com corpo de “magnésio”, por exemplo, não possa ser utilizada, mas neste caso ela irá requerer uma limpeza minuciosa e constante por parte do pescador. Outro ponto importante é o equilíbrio da carretilha na vara de pesca, para tanto após selecionar algumas carretilhas é aconselhável montá-las na vara de pesca e segurar para ver com qual delas o conjunto ca mais balanceado. Você deve estar se perguntando: “E os rolamentos?”.
Depois de tudo isso denido vem os rolamentos. Compostos de pequenas bolinhas dentro de uma bobina, eles têm uma única nalidade na carretilha: redução de atrito entre as peças móveis.
Sem eles, a vida do pescador seria muito mais difícil. Mas para a surpresa de muitos uma carretilha com 3 rolamentos pode ser melhor que uma de 10 rolamentos... A razão para isso é que existem diferentes tipos de rolamentos de esferas no mercado. Por exemplo, se a carretilha com 10 rolamentos vier equipada com rolamentos de aço cromo, esta poderá não ser tão boa quanto uma de 3 equipada com rolamentos fabricados em aço inoxidável ou híbrido.
A razão pela qual as empresas promovem em seus anúncios um maior número de rolamentos é em grande parte pelo apelo promocional junto ao pescador: “Quanto mais melhor!”. Mas lembre-se que muitas carretilhas de “alta performance” têm uma maior quantidade de rolamentos e estes rolamentos extras realmente tornam o funcionamento do equipamento mais suave do que em outras com menor quantidade de rolamentos pois são utilizados rolamentos de excelente qualidade pelos fabricantes.
Os rolamentos nos equipamentos de ponta geralmente são de aço inoxidável revestido e agregados a outros produtos químicos que garantem maior resistência contra a corrosão. Estes rolamentos de “alta performance” podem também ser blindados ou completamente selados e até possuir partes em porcelana.
Os maiores fabricantes de carretilhas costumam explicitar na embalagem de seus produtos o tipo de rolamentos que utilizam em seus equipamentos através de siglas. Um bom exemplo disso são os rolamentos ARB, o que signica “rolamento anti-ferrugem”. Ou os rolamentos CRBB o que signica que os rolamentos são “resistentes à corrosão”.
Resumindo em poucas palavras, você pode comprar uma carretilha com apenas três rolamentos de aço inoxidável anti-ferrugem que são blindados ou selados e pagar mais e ter a certeza de que o equipamento, com a adequada manutenção, irá durar por um bom tempo. Ou optar por adquirir uma carretilha, com mais rolamentos só que de aço cromo e ter de substituir os rolamentos em um curto período de tempo.
E se você já tem uma carretilha, o que pode fazer se descobriu apenas agora que ela não tem rolamentos de ponta? Bem, neste caso vale a pena ver se compensa trocar os rolamentos do seu equipamento por estarem deteriorados ou comprar um novo, digo isso pois rolamentos de alta- -performance não são nada baratos.
Vamos supor que você fez as contas e resolveu comprar rolamentos novos para o seu equipamento. Além do “tipo” dos rolamentos também temos a sua classicação quanto capacidade de rotação, a famosa classicação ABEC que signica “Annular Bearing Engineers' Committee”. Este comitê trabalha para determinar os padrões de rolamentos para o “Anti-Friction Bearing Manufacturers Association” (AFBMA). Em regra quanto maior a classicação ABEC mais rápido e preciso é o rolamento.
Os rolamentos que in¡uenciam diretamente no desempenho do arremesso são os que sustentam o carretel da carretilha e o tamanho dos rolamentos varia de equipamento para equipamento. Geralmente são esses os rolamentos que são substituídos quando se pretende um ganho no arremesso.
Hoje em dia existem vários fabricantes de rolamentos no mercado, um bom exemplo é a BOCA BEARING que em seu site oferece um mecanismo simples de consulta ao pescador com base no modelo/ fabricante das carretilhas. Após escolher seus rolamentos novos, o processo de troca é geralmente bem fácil.
Quando for trocar os rolamentos da sua carretilha vale lembrar que eles geralmente são fornecidos sem qualquer tipo de lubri- cação pelos fabricantes, sem graxa ou óleo. E nesse caso é que ocorre um erro muito comum e que pode prejudicar o desempenho do rolamento novo: o excesso de lubricação.
Rolamentos em geral, não exigem muita lubricação, se eles forem ser usados para arremesso. No entanto rolamentos utilizados no corrico podem exigir uma lubricação mais intensa, dependendo do ambiente em que eles serão usados, por exemplo no mar. O excesso de lubricação diminui o desempenho dos rolamentos, principalmente em uma carretilha de alta- -peformance. Hoje em dia alguns rolamentos funcionam a “seco”, ou seja, não devem receber qualquer tipo de lubricação. Vale sempre ler as recomendações do fabricante e segui-las se quiser obter o melhor desempenho de seus novos rolamentos.
Por m, deixo uma dica: Ao adquirir uma nova carretilha procure sempre saber qual o modelo e fabricante que os outros pescadores estão utilizando com sucesso para o mesmo tipo de pescaria que você deseja realizar. É provavelmente uma aposta certa, que atenderá bem suas necessidades e vai durar um bom tempo. Quanto aos rolamentos a escolha é sua.
Source : DeGois, Lucas. "o que rola por dentro da sua carretilha? ."Mundo Pesca. n.d. 84-87. Web. 14 Mar. 2013.